Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século XXI
A análise da ilustração e os conhecimentos sobre a dinâmica e estrutura da população mundial permitem afirmar:
Os países que mais perderam população no fluxo migratório ocorrido entre 1800 e 1920, da Europa para a América, foram França, Portugal, Rússia e Polônia.
A aceleração do crescimento demográfico na Europa, ao longo do século XIX e no primeiro quartel do século passado, resultante do declínio da mortalidade, e a introdução de novas tecnologias de produção geradoras de ondas de desempregados, dentre outras ocorrências, funcionaram como fatores de repulsão populacional para a Europa.
A pirâmide etária representa, em sua base, a população idosa (acima de 60 anos de idade), e a mais jovem (de zero a 10 anos de idade) fica registrada no topo, também conhecido como ápice ou vértice.
A dinâmica do crescimento populacional no mundo vem sendo alterada, nas últimas décadas, e, como maior consequência dessas mudanças,está a aceleração do ritmo do crescimento populacional.
As mulheres são uma ligeira maioria no globo, ou seja, 50,4% da população mundial, porém os homens possuem uma maior longevidade, em cinco dos seis continentes.