UERN 2009

Primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza, tinha atribuições complexas e enfrentou resistência nas capitanias.
No dia 27 de março de 1549, aportava na Bahia o primeiro governador geral do Brasil: Tomé de Souza. Fidalgo cortesão e militar português de expressão, ele vinha com uma incumbência extremamente difícil: pôr ordem nestas terras remotas, extensas e bravias que agora passaria a governar.
Sua nomeação, pelo rei D. João III, ocorreu num momento delicado para as conquistas ultramarinas portuguesas.

(COSENTINO, 2008, p. 78).


Dentre as complexas atribuições conferidas a Tomé de Souza, primeiro governador-geral da Colônia, coube a missão, conforme o Regimento de 1548, de

a

extinguir as capitanias hereditárias, tarefa espinhosa, devido à resistência armada organizada pelos donatários.

b

pôr ordem nessas “terras bravias”, combatendo os indígenas que promoveram várias revoltas na década de 40 do século XVI, nas capitanias da Bahia, Porto Seguro e Espírito Santo.

c

incrementar as negociações entre os nativos e os habitantes das demais possessões portuguesas ultramar, como alternativa para solucionar o problema generalizado da falta de mão de obra.

d

acabar com as doações de sesmarias, até então concedidas pelos governos anteriores que se estabeleceram no nordeste açucareiro.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar