“Primeiro Ato
O palco vazio com seus vários sets à vista do público; música de orquestra; no set das vizinhas, quatromulheres começam a estender peças de roupa lavada, lençóis, camisas, camisolas, etc.; tempo; Corina chega apressada, sendo recebida com ansiedade pelas vizinhas.”
BUARQUE, Chico. Gota d’Água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975, p. 3. “
A ideia de uma indicação cênica que está sobreposta às falas de uma peça teatral nasce na Grécia. Quem assume essa tarefa é o didaskalos, palavra originada de didaskalia que, em grego antigo, é um substantivo feminino que pode significar instrução e que na língua portuguesa tem por sinônimo rubrica.”
“As rubricas e as didascálias”.In: REBOUÇAS, Evill. A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional. São Paulo: Unesp, 2009, p. 100.
A partir da leitura da rubrica do primeiro ato da peça Gota d’Água, do dramaturgo, músico e escritor Chico Buarque, e ainda da indicação teórica sobre o termo rubrica, marque a alternativa correta.
Nessa rubrica, o dramaturgo Chico Buarque dá indicações para a encenação da peça, por exemplo, que as personagens recebem Corina com ansiedade.
No trecho, o narrador descreve o ambiente do espetáculo diretamente para os espectadores de Gota d’Água.
Nessa rubrica, o diretor do espetáculo escreve os parâmetros para a interpretação dos atores, por exemplo, que a intérprete de Corina tem de chegar apressada.
Na rubrica de Gota d’Água, o dramaturgo Chico Buarque faz uma crítica ao primeiro ato, questionando alguns recursos cênicos.
Nas palavras do narrador, “o palco vazio” é uma metáfora da vida.