Praticamente todos os veículos automotivos são movidos por alguma versão de motor de combustão interna de quatro tempos, patenteado por Nikolaus Otto em 1876. O motor de quatro tempos é uma máquina com a função de transformar a energia de uma reação química em energia mecânica, comprimindo uma mistura de ar combustível que explode na presença de uma faísca criando uma fonte de calor intensa, mas transitória.
À medida que aumenta a consciência sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importância de se criar politicas de incentivo ao uso de combustíveis mais eficientes, o que vem sendo intensificado desde o final do século passado. Esta combustão de uma mistura ar-vapor de gasolina ainda é a reação mais utilizada para mover os veículos em todo mundo.
Com base nos aspectos envolvidos no funcionamento de motores de quatro tempos, analise as seguintes afirmações.
I. O motor de combustão interna de quatro tempos opera segundo o ciclo de Carnot, no qual um fluido de trabalho sofre duas transformações adiabáticas alternadas de duas transformações isotérmicas, proporcionando rendimento máximo igual a um.
II. O calor de combustão da reação que ocorre nos motores é fornecido pela faísca elétrica que provoca a explosão da mistura combustível.
III. A queima de combustíveis derivados do petróleo libera energia, que é proveniente da biomassa construída em processos energéticos e preservada ao longo do tempo geológico.
IV. O conteúdo energético dos reagentes é maior que o dos produtos nas reações que ocorrem nas câmaras de combustão dos motores.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.