UFGD 2017

“Povos e povos indígenas desapareceram da face da terra como consequência do que hoje se chama, num eufemismo envergonhado , “o encontro ” de sociedade do Antigo e do Novo Mundo . Esse morticínio nunca visto foi fruto de um processo complexo cujos agentes for am homens e microrganismos mas cujos motores últimos poder iam ser reduzidos a dois: ganância e ambição, formas culturais de expansão do que se convencionou chamar o capitalismo mercantil. Motivos mesquinhos e não uma deliberada política de extermínio conseguiram esse resultado espantoso de reduzir uma população que estava na casa dos milhões em 1500 aos parcos 200 mil índios que hoje habitam o Brasil. [...]. Durante quase cinco séculos, os índios foram pensados como seres efêmeros, em transição: transição para a cristandade, a civilização, a assimilação, o desaparecimento. Hoje se sabe que as sociedades indígenas são parte de nosso futuro e não só de nosso passa do . [.. .]” .

(CUNHA, Manuela Carneiro da. Histór ia dos Índios no Bras il . São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 12-22)

Com base no fragmento de texto da autora Manuela Carneiro da Cunha, do livro “História dos Índios no Brasil” (1992), e nas tabelas I e II, considera -se:

a

Os resultados do Censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma nova dinâmica entre a população branca e a população não branca. O Censo registrou que a população não branca é maior que a população branca, correspondendo a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população indígena, que contradiz as teses homogeneizantes da aculturação e tem demonstrado a resiliência dos povos indígenas.

b

A população branca ainda é maioria na região sul; quase metade da população não se declarou branca na região sudeste; há um aumento significativo nas regiões norte e nordeste, com mais de 70% da população tendo se declarado não branca. Por outro lado, a população indígena diminuiu significativamente sua população nas últimas décadas decorrente das relações de contato Inter étnico que ocorreram na década de 1970.

c

Os resultados do censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma proporção significativa entre a população branca e a população não branca. Pela primeira vez na história do Brasil o censo registra que a população não branca é maior que a população branca, corresponde a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população não indígena, o que afirma as formas homogeneizantes da aculturação e o extermínio etnocida dos povos indígenas.

d

A população branca ainda é maioria na região sul; quase metade da população não se declarou branca na região sudeste; houve aumento significativo da população que se declarou não branca nas regiões norte e nordeste, mais de 70%. Por outro lado, a população indígena cresceu significativamente sua população, alcançando em termos proporcionais a população não indígena.

e

Os resultados do Censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma nova dinâmica entre a população branca e a população não branca. O Censo registrou que a população branca é maior que a população não branca, corresponde a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população indígena, que contradiz as teses homogeneizantes da aculturação e tem demonstrado a resiliência dos povos indígenas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar