Poucos meses após assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump anunciou a retirada do país do Acordo de Paris. O presidente do país que é segundo maior poluidor do mundo declarou na ocasião: “a partir de hoje, os Estados Unidos cessarão toda a implementação do Acordo de Paris não vinculativo e os encargos financeiros e econômicos draconianos que o acordo impõe ao nosso país”.
TRUMP ANUNCIA SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARIS
Sobre o Acordo de Paris, pode-se afirmar:
A saída dos Estados Unidos da América não interfere na expectativa de se alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris.
Após a saída dos Estados Unidos, o Brasil também se retirou do Acordo de Paris alegando os mesmos motivos estadunidenses.
O Acordo de Paris contempla o auxílio financeiro dos países mais ricos para que os países em desenvolvimento possam reduzir suas emissões.
A decisão do presidente Donald Trump sofreu severas críticas nos Estados Unidos, sobretudo dos setores carbonífero e petrolífero.
O Acordo de Paris é criticado por não incentivar o aumento da capacidade de resiliência dos países para lidar com as mudanças climáticas.