Por ser de lá
Do sertão, lá do cerrado
Lá do interior do mato
Da caatinga e do roçado
Eu quase não saio
Eu quase não tenho amigo
Eu quase que não consigo
Ficar na cidade sem viver contrariado
Por ser de lá
Na certa, por isso mesmo
Não gosto de cama mole
Não sei comer sem torresmo
Eu quase não falo
Eu quase não sei de nada
Sou como rês desgarrada
Nessa multidão, boiada caminhando a esmo
(http://letras.mus.br)
Assinale a alternativa que faz uma apreciação correta sobre essa canção.
Efetiva-se o processo de personificação à medida que o eu lírico se compara à rês que caminha a esmo em meio à boiada.
Entre os recursos que conferem musicalidade ao texto, está o emprego da figura de linguagem anáfora e dos versos brancos.
O emprego recorrente da palavra “não” evidencia a frustração do eu lírico por ter sido criado na solidão do campo quando preferiria ter nascido na cidade.
Para expor hábitos próprios de quem vive em regiões campestres, o eu lírico utilizou, essencialmente, o linguajar típico dessas regiões.
O eu lírico, ao descrever seu comportamento, faz um autorretrato procurando justificar sua condição de desconforto e de desajuste face à realidade que enfrenta.
A canção apresentada na questão é uma expressão poética que reflete sentimentos e vivências do eu lírico. Para entender a apreciação correta, é necessário analisar as entrelinhas, as escolhas lexicais e as figuras de linguagem que o autor emprega para passar sua mensagem.
A opção correta é a letra E, que aponta para o autorretrato do eu lírico, destacando seu desconforto e desajuste em um ambiente que não é o de sua origem. Este desconforto é apresentado por meio das repetições e da oposição entre o meio rural e a vida na cidade.
Confundir metáfora com personificação.
Não identificar corretamente os recursos estilísticos como a anáfora.
Interpretar negações como uma preferência pelo oposto do que está sendo negado.
Supor que o uso de linguajar regional é o principal recurso utilizado pelo eu lírico.
A poesia é um gênero literário que utiliza a linguagem de forma estética e emotiva. Recursos como anáfora, aliteração, metáfora e comparação são comuns. A interpretação de poemas requer a compreensão desses recursos, bem como a habilidade de identificar o tema e a mensagem subjacente.