Por que algumas pessoas têm o cabelo mais claro na infância?
(Por Ana Carolina Prado)
§1º É mais ou menos o que acontece quando você envelhece e seu cabelo vai ficando branco - só que ao contrário. Culpa da melanina.
§2º A cor do cabelo é determinada no DNA, mas quem faz o trabalho de dar o tom que estava programado é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos. Os bebês têm menos melanócitos, mas, à medida que eles crescem e se expõem ao sol, a produção dessas células aumenta, e a coloração – tanto do cabelo quanto da pele – fica mais intensa. Aliás, é por isso que pessoas de pele parda ou preta nascem mais claras. No entanto, em um determinado momento da vida (em média, perto dos 40 anos, embora isso varie muito), a produção de melanócitos diminui. Aí o cabelo começa a embranquecer.
§3º Esse é também o motivo por que os recém-nascidos têm os olhos azulados. Quanto mais melanina você tem nos olhos, no cabelo e na pele, mais escuros eles são. Quando tem pouca pigmentação, a íris – parte colorida dos olhos – dos bebês é mais próxima do azul. Conforme o seu organismo se desenvolve, mais melanócitos vão se acumulando na região, e então, entre 6 e 10 meses de idade, a íris adquire a cor que estava programada no DNA. Uma quantidade específica de melanina dá a cor esverdeada dos olhos. Já uma concentração maior é responsável pelos tons mais escuros.
§4º Bad hair day?
Da infância à velhice, o cabelo muda muito.
§5º Bebês cabeludos
Recém-nascidos podem ter uma bela cabeleira e perder tudo em algumas semanas. Isso é provocado por hormônios na barriga da mãe. Durante a gestação, eles agem na criança de várias formas, entre elas o controle do crescimento do cabelo. Depois do parto, esse efeito desaparece e o cabelo começa a cair. Ele só volta a crescer depois que o bebê começa a sua própria produção de hormônios.
§6º Segredo dos cabelos brancos
O cabelo fica branco na velhice porque a produção de melanina cai. Mas por que então a pele também não embranquece? Porque essa diminuição só ocorre nos pelos. No entanto, é comum o surgimento de manchas escuras por causa do acúmulo de melanina em algumas regiões da pele, provocado por uma alteração da sensibilidade à luz.
Fontes Décio Brunoni, geneticista clínico e coordenador do Centro de Genética Médica da
Unifesp; Jurandir Piassi Passos, especialista em medicina fetal dos laboratórios Lavoisier,
Delboni Auriemo e Alta Excelência Diagnóstica. Ilustração Amanda Mussi
Fonte: Superinteressante (agosto de 2012).
O principal objetivo comunicativo do texto é:
divulgar um conhecimento científico sobre a mudança de coloração dos cabelos a um público leigo interessado em curiosidades.
instruir o leitor a como proceder para evitar o branqueamento dos cabelos, sobretudo, perto dos 40 anos de idade.
vender, de forma dissimulada, produtos cosméticos relacionados à estética capilar.
criticar a preocupação desnecessária do ser humano com sua aparência física, já que a mudança de coloração dos cabelos faz parte da natureza de qualquer animal que possui melanócitos.