Por onde se anda em Roma, é possível ver elegantes e tradicionais trattorias, com pastas maravilhosas de sabores variados, como o linguine negro. Uma curiosidade é que esse prato leva um macarrão que é feito com a tinta de lula, considerada uma iguaria típica da cozinha mediterrânea.
http://www.portalsabores.com.br/colunistas/sabores-da-europa-italia/(adaptado)
Sobre a iguaria utilizada na culinária italiana, analise as seguintes informações sob a perspectiva da moluscologia:
I. A expressão “tinta de lula” pode dar a entender que é uma peculiaridade desse invertebrado, mas outros cefalópodes, como o polvo e a sépia, também apresentam o pigmento negro.
II. Toda vez que o animal se sente ameaçado por algum inimigo, a bolsa de tinta que está localizada na massa visceral é comprimida, o que provoca a liberação da tinta que sai em jatos pelo sifão.
III. O pigmento negro é produzido por células específicas denominadas de cromatóforos que tem a função de camuflar o animal, tornando-o pouco visível a predadores e presas.
IV. A substância – que foi, no passado, utilizada pelos chineses em escritas e pinturas – é eliminada em situações de perigo pelos cefalópodes e forma na água uma cortina que encobre a visão do predador.
Estão corretas somente
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I e III.
I, II e IV.