“Por meio de suas experiências, Öersted descobriu que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio. Depois, Faraday e Henry descobriram que a variação de um campo magnético é o que induz uma corrente elétrica em um condutor. Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo. Foram enormes as aplicações práticas e os desenvolvimentos tecnológicos que surgiram a partir daí, bem como suas implicações na vida das pessoas, como no caso do motor e do gerador elétricos”. (Veiculada em 26/09/2010, disponível: http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-magnetica-corrente-eletrica.jhtm)
Sobre a relação entre efeitos elétricos e magnéticos, analise as seguintes afirmações:
I. Quando um condutor retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica, surge um campo magnético cujas linhas de indução são circulares e concêntricas ao condutor.
II. A intensidade do campo magnético, gerado por uma corrente que percorre um fio longo e reto, é inversamente proporcional à distância até o fio.
III. Um campo magnético estacionário não atua em cargas elétricas que se movem em direção perpendicular a esse campo.
IV. Triplicando-se o raio de uma espira circular percorrida por uma corrente elétrica, o campo magnético medido no seu centro também triplica.
Estão corretas
apenas I e II.
apenas II e IV.
apenas I, II e III.
apenas I, II e IV.
apenas II, III e IV.