Por meio da eliminação do gás carbônico, o pulmão tem um importante papel na regulação do pH do organismo. Para tanto, basta ser ressaltado que o pulmão elimina mais de 10.000 mEq de ácido carbônico por dia, ao passo que o rim contribui com menos de 10mEq por dia de ácidos fixos. Consequentemente, o organismo pode lançar mão de alterações da ventilação alveolar para fazer variar a eliminação de CO2, participando, assim, ativamente da manutenção do equilíbrio ácido-base. Considere a reação do sistema tampão ácido carbônico-bicarbonato.
Faffe; Roco; Zin, 2008, p. 661
Das respostas compensatórias a seguir, qual está de acordo com a manutenção da homeostase?
A elevação do HCO3- acarreta acidose metabólica; como mecanismo compensatório, ocorrerá aumento da pressão parcial de CO2.
No caso de ocorrer acidose metabólica provocada por aumento de HCO3- , como mecanismo compensatório ocorrerá elevação da pressão parcial de O2.
A diminuição do HCO3- acarreta acidose metabólica; como mecanismo de compensação, ocorrerá a queda da pressão parcial de CO2.
O aumento de H+ provoca alcalose metabólica e, como mecanismo compensatório ocorre elevação da pressão parcial de O2.
A diminuição da pressão parcial de CO2 está relacionada à acidose metabólica e, como mecanismo compensatório, ocorre diminuição da pressão parcial de H2O.