Políticas públicas e a questão ambiental no Brasil
A relação do ser humano com o meio ambiente varia conforme o contexto social, político, econômico e cultural. Entre os anos de 1988 e 2008, cerca de 370 mil Km2 da Floresta Amazônica foram desmatados, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Diante da pressão de organizações nacionais e internacionais para a reversão dessa situação, o governo brasileiro, em 2008, definiu uma política de controle das ações humanas sobre a chamada Amazônia Legal. Para tal, criou o Fundo Amazônia que tem por finalidade captar doações para investimentos em ações de preservação, de monitoramento e de combate ao desmatamento, incentivando atividades econômicas de manejo florestal sustentável.
PEREIRA, Thaís Helena Miguel. Filosofia e Sociologia: 1ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2018. (Adaptado).
A política pública de controle das ações humanas sobre a chamada Amazônia Legal, explicitada no texto, enquadra-se em uma relação entre sociedade e meio ambiente que visa a
divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
manter os recursos naturais intocáveis.
promover a redução do consumo de bens e de serviços.
combater a lucratividade das empresas sobre o meio ambiente.
propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.