POÉTICA
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo
[de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar
[com cem modelos de cartas e as diferentes
[maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
─ Não quero saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. In. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 129.
O poema de Manuel Bandeira filia-se ao movimento modernista brasileiro, que, ao longo de seu percurso, foi incorporando diferentes perspectivas, sejam temáticas, formais ou sociais. Considerando o contexto em que se deu o Modernismo, a participação de Manoel Bandeira nesse movimento e tendo em vista, também, a leitura do poema, analise as afirmativas a seguir.
I. O poema representa a ruptura de Bandeira com o lirismo, isto é, o poeta, ao filiar-se ao Modernismo, rejeita os temas românticos e o subjetivismo da arte.
II. O poema de Bandeira constitui uma espécie de modelo das propostas iniciais do Modernismo brasileiro, pois a quebra com os padrões clássicos da arte literária fica evidente não só na temática que desenvolve como em alguns dos seus aspectos formais.
III. O poema apresenta um tom panfletário que lembra os manifestos deflagrados pelos vários movimentos de vanguarda surgidos, no Brasil, a partir da Semana de Arte Moderna.
IV. As diversas enumerações sem vírgula que aparecem no poema, juntamente com a irregularidade métrica dos versos, são características que se firmaram a partir do segundo momento modernista.
V. Após a contestação veemente dos modelos vigentes, o poeta apresenta a sua visão de poesia a partir do verso que se inicia com a forma “Quero antes”.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e III
I e IV
I, IV e V
II e III
II, III e V