Poeta mais popular do Rio Grande do Sul, Mario Quintana (1906-1994) produziu uma obra que se estende de 1940, ano de publicação de A Rua dos Cataventos, seu livro de estreia, até o ano de sua morte. O poema em prosa a seguir foi extraído do livro Sapato Florido, publicado em 1948.
Comunhão
Os verdadeiros poetas não leem os outros poetas. Os verdadeiros poetas leem os pequenos anúncios dos jornais.
(QUINTANA, Mario. Sapato Florido. São Paulo: Globo, 2005. p. 64)
Sobre “Comunhão”, pode-se dizer que é um poema que abdica ________. Além disso, tanto ________ quanto a ideia de que os fatos ________ são a matéria da criação poética assinalam um diálogo de Mario Quintana com o ________ brasileiro.
As palavras que preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto, são
do verso – sua brevidade – cotidianos – modernismo
da métrica – sua brevidade – extraordinários – simbolismo
das formas fixas – seu coloquialismo – banais – simbolismo
do verso livre – seu coloquialismo – sublimes – modernismo