Podemos definir um orçamento como sendo o montante de gastos necessários para a concepção e materialização de um projeto fundamentado em estudos de viabilidade e de acordo com um plano de execução previamente estabelecido, com quantitativos e valores unitários. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao objetivo de um orçamento.
Definir o custo de execução de cada atividade ou serviço, devendo no caso de um contrato de empreitada global para execução (materialização do projeto) da obra também estar incluso o estudo de viabilidade, pois este faz parte do valor global a ser investido pelo proprietário da obra.
O estudo de viabilidade é um gasto anterior à elaboração do projeto final, não sendo computado no orçamento para objeto de uma licitação.
Fornecer, como instrumento de controle da execução do projeto, informações para o desenvolvimento de coeficientes técnicos confiáveis, visando ao aperfeiçoamento da capacidade técnica e da competitividade da empresa executora do projeto.
Servir como referência da análise dos rendimentos obtidos dos recursos empregados na execução dos projetos.
Constituir-se em documento contratual, servindo de base para o faturamento da empresa executora do projeto, empreendimento ou obra e para dirimir dúvidas ou omissões quanto aos pagamentos.