Planejar o trabalho pedagógico busca tratar, organizar e antecipar situações indefinidas, impensadas, imprevistas que ocorrem durante o processo educativo. O planejamento do processo educativo não deve significar o modo de instituir uma conduta definitiva e fechada para administrar o processo para a aprendizagem, mas registrar expressões e estratégias favoráveis à operacionalização das intervenções educativas. O modo progressivo, em uma visão mais flexível, ampara o movimento aberto para pensar e remanejar o processo educativo. A educação planejada de modo definitivo, determinado, rompe com a qualidade de criar, de consultar, de observar e comprometer, com rigidez, a motivação e o engajamento dos alunos reprimindo o desenvolvimento das suas habilidades. Considerando a educação que não institui uma finalidade definitiva para ação educativa, assinale a alternativa correta.
O planejamento educativo abarca normas e necessidades da sociedade que devem estabelecer princípios mistificados e prepotentes para tratar a situação de conflito do processo de ensino
O planejamento educativo precisa de outras peças para funcionar deve-se criar critérios para suas especificidades. Uni-las em um formato, registrar, e valorizar o conjunto de estratégias sólidas para alcançar os objetivos
O planejamento educativo deve ser estratégico, abrangente para a escola. Ser um guia para a escola alcançar a longo prazo os objetivos. A partir de ações determinantes traçar um plano que faça a articulação das ideias de forma completa
O planejamento educativo é parte de uma realidade dirigida pelas normas e necessidades da sociedade versando pela formação do aluno para ser um cidadão. O planejamento deve orientar o trabalho pedagógico buscando novos caminhos para solucionar as diferentes questões que emergem durante o processo de ensino
O planejamento educativo deve ser elaborado como um intermediário das ideias e da prática. O documento versará por estratégias alcançadas a médio prazo e focada em mostrar a responsabilidade de cada integrante por meio de um plano discutido por todos e fechado para toda etapa de trabalho versando pela organização do período