Pesquisas sobre a teratogênese do álcool demonstrou que o cérebro é o órgão do corpo mais vulnerável aos efeitos da exposição pré–natal ao álcool, dependendo do tipo de célula cerebral e o estágio de desenvolvimento do embrião ou feto, podendo provocar morte celular, interferir com a produção de neurotransmissores e causar a formação anormal de sinapses nervosas. O desenvolvimento embrionário tem inicio com a primeira divisão mitótica do zigoto e pode ser dividido em três etapas: segmentação, gastrulação e organogênese, representando períodos de maior vulnerabilidade para agentes teratogênicos. Sobre estas etapas coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I. (__) A fase de segmentação ou clivagem é o período que vai desde a primeira divisão do óvulo até a formação da blástula.
II. (__) Na gastrulação as células embrionárias continuam a se multiplicar e se organizam formando a gástrula.
III. (__) A organogênese é a fase em que, a partir dos três folhetos germinativos, diferenciam-se os diversos tecidos e órgãos que existirão no organismo adulto.
IV. (__) A gástrula, é caracterizada pela presença de um primeiro esboço do tubo digestório e pela diferenciação dos três folhetos embrionários.
V. (__) Na organogênese ocorre a diferenciação dos três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma.