UNESP 2005

Pesquisadores que estudavam a população de uma espécie de ave que se alimenta de sementes, habitante de uma ilha, mediram o comprimento dos bicos de cem indivíduos. A figura representa a distribuição de frequência de indivíduos em cada classe de comprimento de bicos.



Após uma seca prolongada, a maioria das plantas da ilha que produziam sementes pequenas morreu, predominando na área plantas com sementes grandes. Sucessivas gerações de aves foram submetidas a essa condição.

Considerando que há uma relação direta entre o tamanho dos bicos e o tamanho das sementes que as aves conseguem quebrar e comer, foram elaborados três gráficos para representar a tendência esperada, após algumas gerações, na distribuição de frequência de comprimento de bicos na população.



Assinalea alternativa que indica o gráfico que melhor representa a tendência esperada e o nome que se dá ao processo responsável por essa mudança na frequência.
a
Gráfico 3; seleção natural.
b
Gráfico 1; isolamento reprodutivo.
c
Gráfico 2; isolamento geográfico.
d
Gráfico 3; isolamento reprodutivo.
e
Gráfico 1; seleção natural.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

1. Análise da situação inicial

  • Distribuição original dos comprimentos de bico: aproximadamente simétrica, com maior frequência na classe 3 (bicos médios).
  • Após uma seca, morrem plantas que produzem sementes pequenas. Restam sobretudo sementes grandes.
  • Bicos maiores quebram sementes maiores com mais eficiência. Assim, indivíduos de bico longo obtêm mais alimento, sobrevivem e reproduzem-se mais.

2. Efeito esperado após algumas gerações

  • A frequência de fenótipos com bicos longos aumenta.
  • A distribuição desloca-se para a direita (classes 4 e 5) – seleção direcional.

3. Escolha do gráfico

Dos três gráficos propostos:

  • Gráfico 1 – pico mais estreito no meio: indica seleção estabilizadora (reduz variação). Não é o caso.
  • Gráfico 2 – dois picos (classes 1-2 e 4-5): indica seleção disruptiva. Também não condiz.
  • Gráfico 3 – pico deslocado para classes mais altas: corresponde à seleção direcional provocada pelo novo regime alimentar.

4. Processo evolutivo envolvido

A mudança na frequência de fenótipos provocada por diferenças de sobrevivência/reprodução é chamada seleção natural.

5. Resposta

Gráfico 3; seleção natural. (Alternativa A).

Dicas

expand_more
Qual classe de bico consegue quebrar sementes maiores?
Se esses indivíduos deixam mais descendentes, a distribuição da população muda para onde?
Que nome se dá ao processo evolutivo que favorece fenótipos mais aptos ao ambiente?

Erros Comuns

expand_more
Confundir seleção direcional com estabilizadora e escolher o gráfico 1.
Achar que o surgimento de um novo fenótipo extremo implica dois picos e marcar gráfico 2.
Associar qualquer mudança de frequência a isolamento reprodutivo ou geográfico sem evidências.
Revisão

Conceitos-chave

  • Seleção natural: indivíduos com características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo deixam mais descendentes, alterando a frequência gênica ao longo das gerações.
  • Tipos de seleção: direcional (favorece extremos, desloca média), estabilizadora (favorece média, reduz variância) e disruptiva (favorece extremos, gera bimodalidade).
  • Relação fenótipo-ambiente: mudanças ambientais podem alterar qual fenótipo é vantajoso.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar