Pelo menos 2 milhões de pessoas morrem no mundo devido à má qualidade do ar causada por poluição. A conclusão é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que analisou dados de 1100 cidades com mais de 100 mil habitantes de 91 países. Ainda segundo a OMS, em 2008 cerca de 1,34 milhão de pessoas morreram prematuramente por causa dos efeitos da poluição sobre a saúde. Segundo especialistas, políticas de prevenção podem evitar as mortes prematuras. A poluição do ar é provocada por vários fatores, como os gases de escapamentos dos veículos, a fumaça de fábricas e a fuligem das usinas de carvão. É necessário que as autoridades de cada país façam monitoramentos constantes para medir a poluição do ar, reduzindo significativamente o número de vítimas e melhorando a qualidade ambiental.
Poluição do ar mata pelo menos 2 milhões de pessoas por ano no mundo (adaptado). 26/9/2011; www.correiobraziliense.com.br/
Sobre o tema é correto afirmar, exceto:
Os efeitos à saúde humana causados por poluentes do ar podem variar desde mudanças fisiológicas a episódios de sinusite, hipertensão, ardência nos olhos, tosse, estresse, escamação da pele, perda dos sentidos, dificuldade de respirar e agravamento de doenças pulmonares e cardíacas já existentes.ssss
Dentre os inúmeros compostos que provocam a poluição do ar destacam-se os dióxidos de nitrogênio e de enxofre, o monóxido de carbono, os compostos voláteis formaldeído e benzeno, o ozônio troposférico e o material particulado devido aos seus efeitos negativos sobre a saúde humana, de animais e de plantas.
A periculosidade do monóxido de carbono está relacionada à sua ligação com o grupo heme da hemoglobina, que é o mesmo sítio de ligação do gás oxigênio, formando um composto estável chamado carboxi-hemoglobina, que compromete as trocas gasosas.
A inversão térmica é um fenômeno comum nas grandes cidades brasileiras com grande frota de veículos em circulação em que os poluentes atmosféricos ficam retidos próximo à superfície devido à massa de ar quente na camada superior da atmosfera.