UPE SSA 2017

Pedestre, a medida de todas as coisas

 

Na palestra que fiz mês passado no seminário A Mobilidade a Pé e o Futuro do Recife, organizado pelo INTG – Instituto da Gestão – e apoiado pelo Cesar, pela Urbana/PE e pela Fiepe, tive oportunidade de falar sobre a importância crucial do pedestre para o urbanismo contemporâneo. Esse seminário regional foi um desdobramento, no Recife, do seminário internacional Cidades A Pé, realizado em São Paulo, no mês de novembro do ano passado.

Disse que, embora graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, só fui entender o que considero vital na questão urbana atual depois que andei milhares de quilômetros no Recife. Depois, portanto, que, na prática, me “pós-graduei” pelos pés. O essencial do que aprendi foi que se o pedestre se sente mal no solo é porque o urbanismo é ruim e o planejamento urbano, se houve, falhou.

O planejamento urbano tradicional, o que se aprende na escola e amiúde se aplica por aí, começa olhando o espaço pelo satélite (ainda mais agora com a proliferação das tecnologias de internet…), depois “desce” para o mapa, para a planta, para o detalhe, e termina por não chegar ao nível do chão, de quem está andando na rua. Depois de gastar muita sola de sapato por aí, defendo que haja

uma inversão de sentido, que o planejamento comece pelo chão, por onde anda o pedestre e, aí, vá “subindo” até chegar ao satélite. Se isso fosse feito, com certeza, não teríamos muitas das atrocidades que suportamos nas cidades brasileiras andando por elas…

Na Grécia antiga, a filosofia pré-socrática defendia que “o homem é a medida de todas as coisas”. Na cidade, a medida de todas as coisas, sem a menor sombra de dúvida, é o pedestre! Não entender isso é ficar na contramão da história contemporânea do urbanismo. Que o digam Jan Gerl com seu consagrado livro “Cidade para as Pessoas”, e Jeff Speck com o seu excelente livro “Cidade Caminhável”. Que o digam as cidades da Europa e, já, muitas dos EUA, além de praticamente todas as capitais latino-americanas…

Já existem, inclusive, um conceito e um conjunto de indicadores que ajudam a materializar essa tendência. Trata-se, o conceito, do Walkability, e o conjunto de indicadores, do Walk Score, que mede o quanto “caminhável” é determinado local, bairro ou cidade. Temos que seguir por aí. Afinal, como repete aquele complemento de comercial de rádio e TV, independente do meio de transporte que utilizemos, “na cidade, todos somos pedestres”.

Francisco Cunha. In: Revista Algomais, Ano 11, nº 124, julho de 2016, p.50. Adaptado.

Considerando os recursos utilizados para assegurar a coesão e a coerência do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.

a

A opção por iniciar o segundo parágrafo por “Disse que...” se configura como um equívoco nos elos coesivos do texto, pois nele não são fornecidas informações que contextualizem a ação de „dizer‟.

b

No trecho: “O planejamento urbano tradicional, o que se aprende na escola e amiúde se aplica por ” (3º parágrafo), o termo destacado representa uma retomada de “na escola”.

c

No trecho: “Se isso fosse feito, com certeza, não teríamos muitas das atrocidades que suportamos nas cidades brasileiras andando por elas…” (3º parágrafo), o autor obriga o leitor a relacionar o segmento sublinhado com os parágrafos anteriores, nos quais algumas atrocidades foram listadas.

d

No trecho: “Que o digam Jan Gerl [...] e Jeff Speck [...]” (4º parágrafo), o termo destacado indica o complemento do verbo „dizer‟ e se refere às afirmações feitas pelo autor, nos períodos imediatamente anteriores, no texto.

e

Para compreender o segmento destacado no trecho: “Que o digam as cidades da Europa e, já, muitas dos EUA, além de praticamente todas as capitais latino-americanas…” (4º parágrafo), o leitor deve completar a seguinte informação que está implícita: “muitas pessoas dos EUA”.

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D
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