Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Pintura corporal e arte gráfica do povo indígena Wajãpi
O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), é composto pelas práticas, pelas representações, pelas expressões, pelos conhecimentos e pelas técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Transmitido de geração a geração, o Patrimônio Cultural Imaterial é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, o que gera um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
As imagens anteriores se referem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre em Belém (Pará), e à pintura corporal e arte gráfica do povo indígena Wajãpi (Amapá), duas manifestações culturais que constam da Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade no Brasil.
Considerando-se as imagens e as informações do texto, conclui-se que o critério que justifica a inclusão tanto do Círio quanto da Arte Wajãpi nessa lista consiste no(a)
representação de princípios particulares de explicação da origem do universo.
protagonismo de sujeitos das classes subalternas no interior das sociedades.
representação da ligação entre elementos sagrados e profanos.
alastramento espacial de seus praticantes.
conservação integral de seus ritos.