FUVEST 2012

  Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora,

todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à

moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra

cortar a friagem”.

[5]   Uma transformação, lenta e profunda, operava-se

nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e

alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo

de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-

se contemplativo e amoroso. A vida americana e a

[10] natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos

imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se

dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar

felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se

liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que

[15] de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos

prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se,

vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de

fogo com que o espírito eternamente revoltado do último

tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores

[20] aventureiros.

  E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos

os seus hábitos singelos de aldeão português: e

Jerônimo abrasileirou-se. (...)

  E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos

[25] usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus

sentidos se apuravam, posto que em detrimento das

suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos

grosseiro para a música, compreendia até as intenções

poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus

[30] amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a

esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de

um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de

céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz,

selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente

[35] defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e

das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço,

surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e

ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos

turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos

[40] príncipes voluptuosos.

Aluísio Azevedo, O cortiço.

Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao excerto de O cortiço:
 
I. O sol, que, no texto, se associa fortemente ao Brasil e à “pátria”, é um símbolo que percorre o livro como manifestação da natureza tropical e, em certas passagens, representa o princípio masculino da fertilidade.
II. A visão do Brasil expressa no texto manifesta a ambiguidade do intelectual brasileiro da época em que a obra foi escrita, o qual acatava e rejeitava a sua terra, dela se orgulhava e envergonhava, nela confiava e dela desesperava.
III. O narrador aceita a visão exótico-romântica de uma natureza (brasileira) poderosa e transformadora, reinterpretando-a em chave naturalista. 

Aplica-se ao texto o que se afirma em

a

I, somente.

b

II, somente.

c

II e III, somente.

d

I e III, somente.

e

I, II e III.

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E
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