Parte significativa dos equipamentos eletrônicos atuais utilizam baterias recarregáveis. Os smartphones, por exemplo, estão neste grupo de equipamentos e precisam vencer o desafio de suportar centenas de ciclos de carga e descarga e ainda assim manter sua eficiência em converter energia química em energia elétrica – e vice-versa – próxima a 100%. A figura que se segue mostra a relação entre o número destes ciclos e a respectiva percentagem de conversão de energia que bateria de íons de lítio (Li-íon) consegue alcançar. Note que após 250 ciclos de carga e descarga uma bateria Li-íon tem sua capacidade de conversão reduzida a cerca de 73%.
Fisicamente, a bateria do exemplo no excerto de texto acima é considerada um gerador reversível, isto é, no processo de descarga é um dispositivo que entrega potência ao circuito externo se comportando como gerador -, já no processo de carregamento este dispositivo se comporta com um receptor, pois recebe potência do circuito externo.
Gerador
Receptor
Neste contexto, considere que um gerador reversível é atravessado pela corrente i = 12 A e recebe do circuito externo a potência de 132 W. Invertendo os terminais deste gerador reversível, a corrente se torna i = 6 A, passando a entregar, ao circuito externo, a potência 33 W.
Com base nessas informações e em conhecimentos correlatos, determine a máxima potência entregue ao circuito externo pelo gerador reversível e marque a alternativa correta.
180 W.
176 W.
123 W.
85 W
33 W