ENEM 2014

Parecer CNE/CP no 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de de asiáticos — para interagirem na construção de uma seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado)

 

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

A)

práticas de valorização identitária.

B)

medidas de compensação econômica.

C)

dispositivos de liberdade de expressão.

D)

estratégias de qualificação profissional.

E)

instrumentos de modernização jurídica.

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