“Parece insensato usar roupas pretas em dias quentes, o que se dizer no deserto, onde a temperatura pode chegar a 50ºC! A verdade é que há uma explicação física, além da cultural, para os beduínos usarem roupas escuras.”
{Adaptado de http://curtindoaciencia.blogspot.com.br/2011/10/fisica-do cotidiano-porque-osbeduinos.html}
A explicação correta para o uso destas roupas é:
Trata-se de uma tradição religiosa dos povos da região que já se acostumaram com a roupa preta apesar de ela absorver mais calor do sol do que a branca.
Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto.
As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.
A cor preta absorve mais calor do que as outras cores e por isso esquenta mais, de forma que o ar entre o corpo da pessoa e a roupa fica mais quente que o ar exterior. Desta forma e pelo fato de as roupas serem folgadas, haverá uma corrente de convecção com ar quente saindo por cima e ar frio entrando por baixo refrescando o corpo da pessoa.
A cor preta gera uma convecção invertida fazendo com que o ar quente saia por baixo da roupa e o ar frio entre por cima mantendo o tórax das pessoas numa temperatura menor do que a do ambiente.