Para VISENTINI (2009, p. 10), “estudar geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor o local em que moramos – seja uma cidade, seja uma área rural – e o nosso país, assim como os demais países. O campo de preocupações da geografia é o espaço da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente”.
Com base no referido autor e em seus conhecimentos sobre a geografia, é possível afirmar que:
O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico. Este, por sua vez, é fruto das relações entre o homem e o meio no qual este exerce sua soberania sobre a natureza sem que ela dê respostas às suas ações.
O objeto de estudo da geografia é a paisagem, tão logo, a compreensão do espaço se dá exclusivamente por meio da análise da paisagem, sobretudo, da paisagem natural e livre das intervenções humanas.
O estudo dessa ciência permite a compreensão do espaço geográfico. Ele é o seu objeto de estudo e se configura como todo espaço que é criado e transformado a partir do trabalho humano e com o uso de suas técnicas de um dado período histórico.
Por meio da ciência geográfica o homem é capaz de compreender o mundo que vive. Portanto, a análise da paisagem e do meio rural são o único caminho para a compreensão do seu objeto de estudo, ou seja, o espaço geográfico.
A compreensão do objeto de estudo da geografia independe da análise da paisagem. Esta por sua vez, é fruto exclusivo da atuação da natureza sobre o planeta e considera o homem como parte da dinâmica do meio, ou seja, não leva em conta o exercício da atividade humana sobre o espaço.