Para se transpor um curso de água ou uma depressão de terreno pode-se construir uma ponte.
Na imagem, vemos uma ponte estaiada, um tipo de ponte suspensa por cabos (estais) fixados em mastros.
O esquema apresenta parte da estrutura de uma ponte estaiada do tipo denominado harpa, pois os estais são paralelos entre si. Cada estai tem uma extremidade fixada no mastro e a outra extremidade no tabuleiro da ponte (onde estão as vias de circulação).
No esquema, considere que:
• as retas \(\frac{\leftrightarrow}{AB}\) e \(\frac{\leftrightarrow}{BC}\) são perpendiculares entre si;
• os segmentos AC e DE são paralelos entre si e representam estais subsequentes;
• AB = 75 m, BC = 100 m e AD = 6 m; e,
• no mastro dessa ponte, a partir do ponto A em sentido ao ponto B, as extremidades dos estais estão fixadas e distribuídas a iguais distâncias entre si.
De acordo com as informações relativas ao esquema, o número máximo de estais que estão fixados do ponto A ao ponto B e que têm a outra extremidade na semirreta \(\vec{BC}\) é
7
9
11
13
15
Sejam os pontos representados em um plano cartesiano com origem em B, eixo x apontando para C e eixo y apontando para cima.
Para o estai AC:
\[ m=\frac{\Delta y}{\Delta x}=\frac{75-0}{0-100}=\frac{75}{-100}=-\frac{3}{4}. \]
Assim, qualquer outro estai paralelo a AC segue a equação
\[ y = y_0 -\frac{3}{4}x, \]
onde \((0,y_0)\) é o ponto de fixação no mastro.
Sabemos que:
Se houver \(n\) estais, existirão \(n\! -\!1\) intervalos de 6 m ao longo de AB:
\[ (n-1)\cdot 6 \le 75. \]
Logo,
\[ n-1 \le \frac{75}{6}=12,5 \quad\Longrightarrow\quad n \le 13. \]
Portanto, o número máximo inteiro de estais é
n = 13.
O 13.º estai parte do ponto de coordenada \((0,3)\) (pois \(75-12\cdot6 = 3\)). Substituindo na equação da reta:
\[ 0 = 3 -\frac{3}{4}x \;\;\Longrightarrow\;\; x = 4. \]
Como \(x = 4\,\text{m} > 0\), a outra extremidade encontra-se na semirreta BC, atendendo à condição do enunciado.
O número máximo de estais é 13.