UNESP 2022/1

Para responder a questão, leia o artigo “Pó de pirlimpimpim”, do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro.

 

    Alcançar o aprendizado instantâneo é um desejo poderoso, pois o cérebro sem informação é pouco mais que estofo de macela1 . Emília, a sabida boneca de Monteiro Lobato, aprendeu a falar copiosamente após engolir uma pílula, adquirindo de supetão todo o vocabulário dos seres humanos ao seu redor. No filme Matrix (1999), a ingestão de uma pílula colorida faz o personagem Neo descobrir que todo o mundo em que sempre viveu não passa de uma simulação chamada Matriz, dentro da qual é possível programar qualquer coisa. Poucos instantes depois de se conectar a um computador, Neo desperta e profere estupefato: “I know kung fu”.

    Entretanto, na matriz cerebral das pessoas de carne e osso, vale o dito popular: “Urubu, pra cantar, demora.” O aprendizado de comportamentos complexos é difícil e demorado, pois requer a alteração massiva de conexões neuronais. Há consenso hoje em dia de que o conteúdo dos nossos pensamentos deriva dos padrões de ativação de vastas redes neuronais, impossibilitando a aquisição instantânea de memórias intrincadas.

    Mas nem sempre foi assim. Há meio século, experimentos realizados na Universidade de Michigan pareciam indicar que as planárias, vermes aquáticos passíveis de condicionamento clássico, eram capazes de adquirir, mesmo sem treinamento, associações estímulo-resposta por ingestão de um extrato de planárias já condicionadas. O resultado, aparentemente revolucionário, sugeria que os substratos materiais da memória são moléculas. Contudo, estudos posteriores demonstraram que a ingestão de planárias não condicionadas também acelerava o aprendizado, revelando um efeito hormonal genérico, independente do conteúdo das memórias presentes nas planárias ingeridas.

    A ingestão de memórias é impossível porque elas são estados complexos de redes neuronais, não um quantum de significado como a pílula da Emília. Por outro lado, é sim possível acelerar a consolidação das memórias por meio da otimização de variáveis fisiológicas envolvidas no processo. Uma linha de pesquisa importante diz respeito ao sono, cujo benefício à consolidação de memórias já foi comprovado. Em 2006, pesquisadores alemães publicaram um estudo sobre os efeitos mnemônicos da estimulação cerebral com ondas lentas (0,75 Hz) aplicadas durante o sono por meio de um estimulador elétrico. Os resultados mostraram que a estimulação de baixa frequência é suficiente para melhorar o aprendizado de diferentes tarefas. Ao que parece, as oscilações lentas do sono são puro pó de pirlimpimpim

(Sidarta Ribeiro. Limiar: ciência e vida contemporânea, 2020.)

 

1macela: planta herbácea cujas flores costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros.

Em “Contudo, estudos posteriores demonstraram que a ingestão de planárias não condicionadas também acelerava o aprendizado” (3º parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:

a

Por conseguinte. 

b

Inclusive.

c

Todavia. 

d

Além disso. 

e

Conquanto.

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Resposta
C

Resolução

Neste trecho do texto, a conjunção adversativa “Contudo” introduz uma ideia de contraste em relação ao que foi dito anteriormente, indicando uma oposição suave ao fato previamente mencionado. A estrutura frasal sinaliza algo que, de início, parecia definitivo, mas que acaba sendo relativizado pelas pesquisas posteriores, sugerindo essas investigações contradizem ou alargam a compreensão do que foi dito. A conjunção que mantém essa mesma noção de contraste é “Todavia”.

Dicas

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Verifique se a conjunção introduz oposição ou contraste.
Compare o valor semântico de cada conjunção antes de optar pela alternativa correta.

Erros Comuns

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Confundir conjunções adversativas com conclusivas ou aditivas.
Escolher conjunções com sentidos próximos, mas que não introduzem oposição (ex.: “Além disso” ou “Inclusive”).
Revisão
A conjunção “Contudo” insere-se no grupo das conjunções adversativas, como “porém”, “todavia” e “no entanto”. Essas conjunções estabelecem contraste ou oposição entre duas ideias dentro de um mesmo contexto.
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