UFMS 2021

Para responder à questão, leia, a seguir, o fragmento da letra da canção “Nóis é jeca mais é jóia”, composta em 1998 pelo tocantinense Juraildes da Cruz e incluída, em 2004, no CD “Cantoria de festa”, de Xangai, produzido pela Kuarup Discos.

 

[...]
“Andam falando que nóis é caipira
que nossa onda é montar a cavalo
que nossa calça é amarrada com imbira
que nossa valsa é briga de galo

 

Andam falando que nóis é butina
mais nóis num gosta de tramóia
nóis gosta é das minina

 

nóis é jeca mais é jóia

 

mais nóis num gosta de jibóia
nóis gosta é das minina
nóis é jeca mais é joia”
[...]

CRUZ, Juraildes da (compositor). Nóis é jeca mais é jóia. [Letra] Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/juraildes-da-cruz/nois-ejeca-mais-e-joia/letra/ e em https://www.letras.mus.br/juraildes-da-cruz/704230/ Acesso em: 7 dez. 2020. Mantida a grafia original.

 

Sobre os recursos linguísticos usados no texto e seu(s) efeito(s) na constituição dos sentidos, é correto o que se afirma na alternativa:

a

pelo uso do discurso indireto, nos cinco primeiros versos, o autor dá voz ao outro e silencia a voz do caipira.

b

pelo uso do sujeito indeterminado em “Andam falando”, na 3ª pessoa do plural, o autor expressa o reconhecimento universal da identidade do sujeito urbano e instruído.

c

a contraposição da concordância gramaticalmente correta (“Andam falando”) à não padrão (“nóis é caipira”; “nóis [num] gosta”; “das minina”) representa uma tentativa de adaptar a fala do caipira ao modelo urbano, para fugir da estigmatização.

d

a partir do 6º verso, o uso do pronome de primeira pessoa do plural, na função gramatical de sujeito simples, e dos verbos “ser” e “(não) gostar” representa um sujeito que se posiciona como coletividade e que assume a identidade caipira.

e

a palavra “jóia” corresponde a uma metáfora, sugerindo a valorização do homem do campo, ou como gíria, que, por pertencer ao repertório de uma geração do século passado, reforça a qualificação negativa do sujeito caipira.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar