Para responder a questão considere o texto abaixo
A pecuária bovina exerceu importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil desde a sua colonização, sendo relevante até hoje. Nos últimos anos, as tradicionais regiões de pecuária vêm cedendo espaço à exploração de culturas que proporcionam maior rentabilidade por área e a criação de gado bovino tem se deslocado para as zonas de expansão da fronteira agrícola, notadamente nos estados amazônicos.
(TEIXEIRA, Jodenir Calixto e HESPANHOL, Antonio Nivaldo. A trajetória da pecuária bovina brasileira. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.36, v.1, p.26-38, jan./jul. 2014)
A Guerra dos Farrapos, uma das mais longas revoltas ocorridas no período imperial e em região com ampla atividade pecuária, teve, entre suas causas, o problema econômico decorrente
dos altos impostos que incidiam sobre o comércio do charque e do couro no mercado interno, favorecendo produtores estrangeiros.
da avassaladora invasão, na região fronteiriça entre Rio Grande do Sul e Argentina, de fazendeiros estrangeiros, que passaram a criar e a vender gado no mercado brasileiro.
das dificuldades de se manter a exportação de carne bovina brasileira para os países europeus, uma vez que esse mercado era monopolizado pela produção argentina.
da pobreza que atingia a população na região, isolada dos centros econômicos importantes do Império, situados na Bahia e em São Paulo.
da proibição do comércio de charque com os países fronteiriços do Cone Sul, pelo império brasileiro, por razões políticas decorrentes da Guerra do Paraguai.