Para resolução das questões use como fonte de informações uma tabela periódica dos elementos.
O Ano Internacional da Química foi uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). Com o slogan "Chemistry: our life, our future", a comemoração foi aprovada na 63.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e sua enorme contribuição para o bem-estar da humanidade. A ideia é uma comemoração global, que aproxime crianças, jovens e adultos por meio de atividades educativas e de divulgação da Química.
No ano de 2011, estamos celebrando mundialmente o ano internacional da Química. Tal fato se deve ao aniversário de cem anos da premiação de Marie Curie com um prêmio Nobel de Química. Esta cientista foi uma das principais pesquisadoras do fenômeno da radioatividade e inclusive faleceu de câncer devido ao excesso de exposição a elementos radioativos que estudava. Como já foi citado, o tema principal do estudo de Maria Curie era a radioatividade, assunto este que voltou a ser notícia, no ano de 2011, devido ao acidente na usina nuclear de Fukushima, no Nordeste do Japão, após grande terremoto e tsunami.
O funcionamento da maioria dos reatores nucleares civis baseia-se no isótopo 235 do urânio. O urânio natural apresenta uma distribuição isotópica de aproximadamente 0,72% de 235U e 99,28% de 238U. Para sua utilização em reatores, o urânio deve ser enriquecido até atingir um teor de 3 a 4% em 235U. Um dos métodos utilizados nesse processo envolve a transformação do minério de urânio em U3O8 sólido (yellow cake), posteriormente convertido em UO2 sólido e, finalmente, em UF6 gasoso, segundo as reações representadas pelas equações:
Os compostos de flúor utilizados no processamento do urânio são formados exclusivamente pelo isótopo 19, com massa atômica igual a 18,99840. O UF6 gasoso obtido no processamento do urânio é, portanto, uma mistura de 235UF6 e 238UF6, com massas moleculares de 349,0343 e 352,0412, respectivamente. Numa etapa subsequente do processamento, a mistura gasosa é reduzida a urânio metálico sólido por reação com magnésio. Com relação a estas informações dos processos de separação da mistura dos fluoretos de urânio e sobre os conceitos de atomística, são feitas as seguintes afirmações:
I. A radioatividade é um fenômeno que pode ser explicado devido à existência de partículas subatômicas como comprovou Rutherford em seu experimento com a lâmina de ouro.
II. O 235UF6 e o 238UF6 possuem átomos de Urânio em sua constituição que são exatamente iguais.
III. É possível observar na equação global do processo de enriquecimento de Urânio que o elemento químico flúor atuou como agente oxidante.
É correto o que se afirma em