Para reconhecer e colonizar o interior da América do Sul, os portugueses lançaram mão de muitas estratégias, sendo que cada uma dessas formas de apropriação territorial foi aplicada a um determinado contexto.
Assinale a alternativa correta que representa o termo “monções” como alternativa de conquista do território sulamericano pelos portugueses
Iniciativa particular e exclusivamente realizada por via terrestre, buscava no oeste algum tipo de riqueza como ouro, preando índios como mão de obra escrava para a lavoura paulista ou, eventualmente, drogas do sertão.
Aldeamentos indígenas organizados por padres jesuítas a serviço da coroa portuguesa no interior do continente americano, de cunho evangelizador e civilizador, para aproximação junto aos mananciais de tribos guaranis no interior do continente.
Expedições com finalidades de expansão e de reconhecimento do território, financiadas pelos cofres públicos, que buscavam reconhecer novas áreas para a monocultura e o pastoreio de gado e produtos destinados à exploração colonial.
Marcadas pelo caráter flúvio-terrestre, essas expedições tinham ponto de saída (Araritaguaba, Rio Tietê) e ponto de chegada (minas do Cuiabá) conhecidos e buscavam abastecer as regiões de minas no Mato Grosso e regressar com carregamentos de ouro de aluvião.
Arranjos sociais forjados com a inserção do índio no contexto colonial, dando aos nativos um importante papel na exploração do território e estabelecendo laços como o compadrio ou mita, como era conhecida essa estratégia pelos espanhóis.