Para que um móvel efetue uma trajetória curvilínea, é necessário que exista uma força resultante não nula atuando sobre ele, quando analisado em um referencial inercial. Existem muitos exemplos onde essa situação se verifica, como em um carro efetuando uma curva plana com atrito e em uma moto efetuando um looping em um globo da morte. A respeito das trajetórias curvas descritas por móveis em referenciais inerciais, analise as afirmações a seguir.
I. Em um pêndulo simples efetuando seu movimento, no ponto mais baixo da sua trajetória, verifica-se que a intensidade da tração no fio preso ao corpo é maior do que o peso que atua nele.
II. Em uma curva plana com atrito, quando maior o raio descrito pelo veículo, maior é o valor da velocidade máxima (velocidade limite antes da derrapagem).
III. Em um globo da morte, a intensidade da força resultante centrípeta é igual a intensidade do peso do conjunto moto + piloto no ponto mais baixo da trajetória.
IV. Ao efetuar uma trajetória curvilínea com velocidade escalar constante, é considerado que o corpo desenvolve uma situação de equilíbrio dinâmico.
Das afirmativas, são VERDADEIRAS apenas
I.
I e II.
II e IV.
II e III.
III e IV .