Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro. O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação, fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura. A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.
No Brasil, utiliza-se a escala Celsius, que tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C). Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, é a escala Fahrenheit, que tem como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).
Comparando a escala Fahrenheit à escala Celsius, tem-se:
Ao observar a figura acima, é possível escrever o valor da temperatura, em graus Celsius, em função do valor da temperatura em graus Fahrenheit. Para isso, utiliza-se a seguinte igualdade:
\(\frac{C-0}{F-32}=\frac{100-0}{212-32}\)
Nessas condições, a temperatura, em Fahrenheit, F, de uma pessoa febril, que está com 39°C de temperatura, é igual a
52,4.
62,5.
100.
102,2.
200.