Para Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo inato, tampouco como resultado do simples registro de percepções e informações. Mas é o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive. Embora o funcionamento da inteligência seja herdado, as estruturas da mente vão sendo construídas a partir da organização sucessiva das ações do sujeito sobre os objetos. Sendo o conhecimento resultado da interação do sujeito com o objeto, por meio da ação que realiza sobre ele, o sujeito conhece-o, transforma-o, compreendendo o processo dessa transformação, e como resultado, entendendo como o objeto foi construído.
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] /Josieli Piovesan ... [et al.]. - 1. ed. - Santa Maria, RS : UFSM, NTE,2018. 1 e-book https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/07/MD_Psicologia-do-Desenvolvimento-e-da-Aprendizagem.pdf
Nisso reside um dos conceitos da teoria piagetiana: a hereditariedade. Tal conceito diz que:
O sujeito herda estruturas biológicas que predispõem o desaparecimento de estruturas cognitivas.
O sujeito herda estruturas biológicas que predispõem o aparecimento de estruturas mentais.
O sujeito, a medida que cresce, aumenta suas estruturas biológicas que predispõem o aparecimento de características familiares.
O sujeito, a medida que cresce, perde suas estruturas biológicas que predispõem o desaparecimento de características familiares.
O sujeito herda estruturas genéticas que predispõem o aparecimento de estruturas cognitivas.