Para os países envolvidos na competição internacional pela posse colonial, era necessário criar formas simbólicas de ostentação de riqueza e poder. A arte barroca serviu a esse propósito aos portugueses em Portugal e no Brasil.
Sobre o tema marque a alternativa incorreta.
O barroco brasileiro foi expressão artística de origem europeia e readaptado às condições locais da região Nordeste e Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX.
O barroco mineiro desenvolveu-se, em grande parte, graças às irmandades leigas que financiavam mão de obra capacitada para construir e decorar as igrejas destinadas aos santos de devoção dos confrades.
O barroco mineiro se caracterizou pela presença de magistrados e proprietários de terras e escravos que em busca de boas posições políticas se dedicavam à literatura.
Com forte teor católico, a arte barroca também foi uma forma utilizada pela sociedade que a produzia de mostrar as desigualdades como aspectos naturalizados.
O barroco foi introduzido no Brasil como instrumento de doutrinação cristã e adquiriu características próprias, dentre elas, a originalidade do estilo rococó.