Para o desafio que segue abaixo, leia o texto e faça as corretas aplicações caso necessário:
Considere que as letras “a”, “b” e “c” representam proposições simples e os símbolos ᐱ, ᐯ e → são operadores lógicos e significam “e”, “ou” e “se...então” respectivamente e que através deles novas proposições são construídas, as chamadas proposições compostas.
Na presença do operador lógico “e” (ᐱ), para uma proposição composta ser (V) verdadeira, ele exige que as duas proposições simples que o compõem também sejam (V) verdadeiras. Com o operador lógico “ou” (ᐯ) para uma proposição composta ser (V) verdadeira, precisamos ter pelo menos uma das duas proposições simples (V) verdadeiras. Na presença do operador lógico “se...então” (→), para uma proposição composta ser (V) verdadeira, ele exige que a primeira proposições simples que o compõem seja (V) verdadeira e que a segunda proposição simples que o compõe seja (F) falsa.
Na lógica proposicional a expressão do raciocínio por meio de proposições são avaliadas (valoradas) como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca ambos.
Considere que cada pessoa cujo nome está indicado na tabela abaixo exerça apenas uma profissão. Se a célula que é o cruzamento de uma linha com uma coluna apresenta o valor V, então a pessoa correspondente àquela linha exerce a profissão correspondente àquela coluna; se o valor for F, então a pessoa correspondente à linha não exerce a profissão correspondente àquela coluna. Assim, de acordo com a tabela, Barbara é cardiologista, Bianca não é dentista nem Bruno é pneumologista.
Considerando as informações e a tabela apresentadas acima, é correto afirmar que:
“Bruno não é dentista ou Bianca é cardiologista” é uma proposição composta V.
“Se Bruno é dentista então Bianca é cardiologista” é uma proposição composta V.
“Bruno é dentista e Bianca é cardiologista” é uma proposição composta V.
“Bruno não é dentista e Bianca é cardiologista” é uma proposição composta V.
“Bruno é dentista ou Bianca é cardiologista” é uma proposição composta V.