Para mastigar os alimentos são necessárias estruturas essenciais: os dentes. Por isso, a preocupação com higiene bucal é fundamental. O principal constituinte dos dentes é o mineral hidroxiapatita, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A hidroxiapatita é parcialmente solúvel em soluções ácidas, o que pode levar à deterioração dos dentes. A equação química a seguir representa esse processo
A Associação Brasileira de Odontologia (2018) alerta que existem vários fatores que podem acidificar a cavidade oral e favorecer o desenvolvimento de cárie. Um exemplo preocupante é uma doença psicológica denominada bulimia. Este distúrbio é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos seguida de vômito.
Considerando uma pessoa com bulimia, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de:
PO4 3- , presente no ácido fosfórico existente no estômago e eliminado junto com o vômito, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a esquerda.
OH- , proveniente do bolo alimentar vomitado, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita.
OH- , proveniente do bolo alimentar vomitado, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
H+ , proveniente do suco gástrico eliminado junto com o vômito, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a esquerda.
H+ , proveniente do suco gástrico eliminado junto com o vômito, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a direita.