“Para localizar precisamente qualquer ponto na superfície terrestre, foram criadas as coordenadas geográficas, ou seja, linhas imaginárias que cobrem todo o globo. As coordenadas geográficas são baseadas em projeções cartográficas, constituídas por meridianos e paralelos, sobre os quais podemos representar a superfície do planeta, conforme ilustra o mapa a seguir.
A projeção cartográfica de Peters, elaborada em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters, é do tipo cilíndrica equivalente. Ao contrário da projeção de Mercator, a projeção de Peters apresenta, com maior exagero, a região dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento”.
(Moreira, J.C. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano. 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2014. Pena, R.F.A. "Projeção de Peters"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-peters.htm. Acesso em 15 de novembro de 2021.)
Assinale a opção que trata da definição de meridianos e paralelos.
Os meridianos são linhas imaginárias que representam linhas de latitude, variando de 0° a 180°. Os paralelos são linhas imaginárias que representam linhas de longitude.
Os meridianos são linhas imaginárias que representam linhas de longitude, variando de 0° a 180° a partir da linha do Equador. Os paralelos são linhas imaginárias que representam linhas de latitude.
Os meridianos são linhas imaginárias que possuem tamanhos diferentes, as quais variam de 0° a 180°, representando linhas de latitude. Por outro lado, os paralelos são linhas que possuem tamanhos iguais, representando as linhas de longitude, variando entre de 0° a 90°.
Os meridianos são linhas imaginárias que possuem o mesmo tamanho, as quais variam de 0° a 180°, representando linhas de longitude. Por outro lado, os paralelos são linhas que possuem tamanhos diferentes, representando as linhas de latitude, variando entre de 0° a 90°.