Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Analise as assertivas da primeira coluna e relacione-as as Tendências Pedagógicas apresentadas na segunda coluna:
Primeira Coluna
(1)Libertadora.
(2)Libertária.
(3)Crítico-social dos conteúdos.
Segunda Coluna
(__)Busca a difusão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais.
(__)Defende que a quantidade de intervenção governamental deve ser mantida mínima e que as funções primárias da lei devem ser fazer cumprir os contratos e manter a ordem social.
(__)Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
(__)Propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
3, 1, 2, 1.
3, 2, 1, 1.
2, 2, 3, 1.
3, 1, 1, 2.
Para responder essa questão, é necessário conhecer as características de cada tendência pedagógica mencionada por Libâneo. A tendência libertadora é associada a Paulo Freire e enfatiza a educação como prática de liberdade. A tendência libertária valoriza a autonomia e a auto-organização dos estudantes. A tendência crítico-social dos conteúdos foca na importância dos conteúdos culturais e científicos como instrumento para a compreensão crítica da realidade e transformação social.
Reflita sobre a relação entre o nome da tendência pedagógica e os objetivos que ela pretende alcançar dentro do contexto educacional.
Associe a palavra 'libertadora' com a ideia de libertação e luta social, que é uma marca do pensamento de Paulo Freire.
Considere que a tendência crítico-social dos conteúdos valoriza o ensino de conteúdos que ajudam na compreensão e transformação da realidade social.
Um erro comum é confundir as tendências pedagógicas devido a semelhanças superficiais nos nomes ou objetivos. Outro erro é não associar corretamente os conceitos com as características e objetivos de cada tendência.
É importante revisar as principais tendências pedagógicas progressistas citadas por Libâneo, compreendendo suas diferenças, objetivos e métodos de ensino.