Para Libâneo (2013) o processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos-conteúdos-métodos apoiada no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as finalidades da instrução e da educação em nossa sociedade. Sobre Objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
I. A elaboração dos objetivos pressupõe, da parte do professor, uma avaliação crítica das referências que utiliza, balizada pelas suas opções em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
II. Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.
III. Os conteúdos de ensino não se correlacionam como objeto de estudo da didática pois são instrumentos de herança cultural e da prática social e devem ser assimilados pelas novas gerações como base para o desenvolvimento das capacidades especificamente humanas.
IV. O método de ensino do professor se caracteriza apenas pelos procedimentos e técnicas de ensino.
Apenas a I está correta
Os itens I e II estão corretos
Os itens I, II e III estão corretos
Apenas o item IV está correto
Os itens III e IV estão corretos
Para resolver essa questão, é necessário entender o que Libâneo define como processo didático e como ele descreve objetivos, conteúdos e métodos de ensino. De acordo com Libâneo, o processo didático é uma mediação entre objetivos, conteúdos e métodos, que deve ser orientada por uma visão crítica e consciente dos determinantes sociopolíticos da educação. Sendo assim, a elaboração de objetivos demanda do professor uma reflexão crítica, os conteúdos de ensino abrangem conhecimentos e habilidades integrados à prática social, e os métodos de ensino vão além de meros procedimentos e técnicas, envolvendo a abordagem pedagógica adotada pelo educador.
Preste atenção no papel dos conteúdos de ensino no processo educativo e como eles se relacionam com a prática social e a herança cultural.
Considere a importância do pensamento crítico do professor na elaboração dos objetivos educacionais.
Reflita sobre a abrangência dos métodos de ensino e se eles se limitam a procedimentos e técnicas.
Assumir que todos os itens estão corretos sem analisar cada um deles individualmente.
Confundir a abrangência dos métodos de ensino, pensando que se limitam a técnicas e procedimentos.
Desconsiderar a relação dos conteúdos de ensino com a prática social e a herança cultural.
Didática: Estudo de técnicas e métodos de ensino, visando a uma aprendizagem eficaz.
Objetivos de Ensino: Metas que orientam o processo educativo, definindo o que se espera que os alunos aprendam.
Conteúdos de Ensino: Conhecimentos, habilidades e valores que são ensinados e aprendidos no ambiente educacional.
Métodos de Ensino: Abordagens e procedimentos adotados pelo professor para facilitar a aprendizagem dos alunos.