Para Jonh Rawls (1921—2002), a ideia da posição original é estabelecer um processo equitativo, de modo que quaisquer princípios aceitos sejam justos. (…) De algum modo, devemos anular os efeitos das contingências específicas que colocam os homens em posições de disputa, tentando-os a explorar as circunstâncias naturais e sociais em seu próprio benefício. Com esse propósito, assumo que as partes se situam atrás de um véu de ignorância. Elas não sabem como as várias alternativas irão afetar o seu caso particular, e são obrigadas a avaliar os princípios unicamente com base nas considerações gerais. (…) Se for permitido um conhecimento das particularidades, o resultado será influenciado por contingências arbitrárias. (…) para que a posição original gere acordos justos, as partes devem estar situadas de forma equitativa e devem ser tratadas de forma igual como pessoas éticas.
(Cf. RAWLS, John. Teorias da justiça. Tradução de Almiro Pissetta, Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 146-147; 152 - texto adaptado.)
De acordo com o texto acima, avalie as seguintes proposições e a relação entre elas.
I. A igual consideração dos indivíduos como pessoas éticas é condição necessária à justiça equitativa.
PORQUE
II. Na posição original, pessoas éticas, estabelecem um contrato equitativo, sem considerar as diferenças e as particularidades genéticas, sociais ou econômicas existentes entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.