Para esses poetas, fazer poesia implica a tentativa de expressar a sensação fugidia, que merece necessariamente uma forma de expressão condizente com ela, também vaga, indecisa. É por isso que eles provocam uma revolução na linguagem poética. Traduzir as sensações absolutamente originais, recuperar a essência do poético, recusar o anedótico, a descrição dos objetos, a clareza, os estados de espírito perfeitamente identificáveis, as paixões excessivas e as formas banais do lirismo amoroso foram os traços marcantes dessa geração.
(Álvaro Cardoso Gomes. “O mistério, a sugestão, a evocação”, 1994. Adaptado.)
O texto trata dos poetas
árcades.
românticos.
naturalistas.
parnasianos.
simbolistas.
Neste exercício, precisamos identificar a qual escola literária pertencem os poetas que se caracterizam pela tentativa de expressar sensações fugidias, pela revolução na linguagem poética, pela recusa de estados de espírito claros e perfeitamente identificáveis e pela busca de transmitir a essência do poético numa forma vaga e sugestiva. Esses traços são típicos do Simbolismo, que valoriza a musicalidade, a subjetividade e a expressão de aspectos imprecisos e transcendentes da experiência humana. Dessa forma, a alternativa correta é aquela que se refere aos poetas simbolistas.
Simbolismo: movimento literário que surgiu no final do século XIX. Caracteriza-se pela subjetividade, uso de sinestesia, musicalidade, misticismo, valorização do inconsciente, sugestão e busca pela espiritualidade e pelo mistério. Seus poetas, em oposição ao objetivismo parnasiano, precisam de uma linguagem vaga, indefinida, que capture a essência e a fugacidade das sensações.