Para aprender a ler e escrever bem, é necessário desenvolver a habilidade de ouvir, identificando e manipulando os sons da linguagem. Nesse sentido, sobre as estratégias de ensino de desenvolvimento da consciência dos sons da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Identificar o timbre e a posição da fonte sonora é habilidade indispensável para que os alunos desenvolvam a sensibilidade de distinção sonora.
A sensibilidade auditiva pode ser aprimorada por meio da prática, isto é, pela localização, diferenciação, caracterização e sequência de diferentes sons.
Para a estratégia de desenvolvimento da consciência dos sons da linguagem, deve-se priorizar as metáforas, que favorecem a habilidade de reconhecer e discriminar corretamente os sons da fala.
Conhecer a "mecânica" ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os fonemas e os grafemas, o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc.