“Para a maioria das pessoas, as girafas são simplesmente animais adoráveis de pescoço comprido, na lista dos mais cobiçados para serem fotografados durante um safári ou visita ao zoológico. Mas, para um fisiologista cardiovascular, há algo nelas que desperta ainda mais admiração. As girafas resolveram um problema que mata milhões de pessoas todos os anos: a pressão alta. Suas soluções, apenas parcialmente compreendidas pelos cientistas até agora, envolvem órgãos sob pressão, ritmos cardíacos alterados, armazenamento de sangue e o equivalente biológico a meias de compressão. As girafas têm pressão alta devido à altura de suas cabeças, que, em adultos, chegam a se elevar cerca de 6 metros acima do solo, que é um caminho bem longo para o coração bombear o sangue contra a gravidade.”
Disponível em < https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/08/14/as-licoes-da-girafa-para-combater-apressao-alta.htm> Acesso em 11 set. 2021
A altura é um componente essencial no cálculo de pressões de líquidos; no caso da girafa, da pressão da coluna de sangue.
Sendo a densidade do sangue de aproximadamente 1,1 g/mL e a gravidade igual a 10 m/s2, quanto vale a pressão devido à coluna de sangue do pescoço de uma girafa?
100 Pa.
110 Pa.
660 Pa.
6 600 Pa.
66 000 Pa.