no espaço rural atual, que apresenta uma desvinculação da produção agrícola e do consumo alimentar.Ha, também, uma articulação mais aguçada entre o agrícola e o industrial, fenômeno que não estava claro ate meados do século XX.
na analise dos espaços urbanos, como historicamente relacionados a industrialização, o que não se pode afirmar dos espaços rurais, que vem passando por processos de modernização tecnológica, mas conservando a desarticulação com as cidades.
na transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, em que a cidade surgiu como um espaço de reprodução das relações servis dos feudos. Somente após processos revolucionários, as cidades passaram a representar a liberdade.
na desarticulação entre os espaços rurais e urbanos que se deu, historicamente, pelo fato de o campo não ter se subordinado a cidade, no que se refere questão das técnicas e tecnologias. Esse fato explica, hoje, o grande avanço tecnológico na agricultura.
no espaço urbano onde a possível perceber uma desarticulação entre os processos sociais, econômicos e territoriais. Essa desarticulação se manifesta nas diferentes e desiguais paisagens presentes nas cidades.