Pão, mel, macarrão, carne, batata, feijão e arroz são diferentes alimentos que a população humana ingere para a manutenção do metabolismo energético do seu organismo. A composição nutricional dos alimentos geralmente é apresentada em percentuais nos rótulos, como apresentado a seguir.
Sobre a composição nutricional apresentada, verifica-se o seguinte:
O consumo de alimentos com alto %VD de fibras ajuda a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, bem como melhora o trabalho do intestino e ainda aumenta a sensação de saciedade, diferentemente da ingestão de gorduras.
O sódio com %VD não tão elevado, presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados – salgadinhos de pacote, molhos prontos e embutidos – atua na regulação hídrica e independente da quantidade consumida minimiza a retenção de líquidos e mantém a pressão arterial.
O consumo de gorduras saturadas retarda o metabolismo, gerando um menor gasto calórico pelo organismo e favorecendo o %VD consumido, visto que essas substâncias atuarão na construção e manutenção dos tecidos e órgãos do nosso organismo.
As proteínas encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, como carne, pele de frango, queijos, toucinho, leite integral e verduras, quando ingeridas com alto %VD, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.