Padre Julio Lancellotti derruba pedras “anti-moradores de rua” em SP
Em março de 2021, o padre Julio Lancellotti, da pastoral do povo de rua, foi ao viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, na Zona Leste de São Paulo, e retirou as pedras colocadas pela prefeitura. Os paralelepípedos visavam evitar a presença de pessoas em situação de rua. Ao criticar a iniciativa municipal, Lancelotti sugeriu medidas alternativas, como a locação social ou a bolsa aluguel.
Adaptado de https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/02/02.
Ao divulgar sua ação de protesto pelas redes sociais, Lancelotti denunciou um modo excludente de organizar os espaços públicos urbanos. A respeito do debate sobre a chamada arquitetura hostil, analise as afirmações a seguir.
I A instalação de pedras, grades e arames para impedir que os espaços coletivos sejam usados de forma diversa do oficial caracteriza um tipo de design urbano que favorece a manutenção das divisões sociais.
II Os bancos públicos inclinados e os pinos metálicos no piso debaixo de marquises são exemplos de mobiliário urbano projetado para dificultar o acesso e a permanência nos espaços públicos, especialmente das pessoas em situação de rua.
III A iluminação intensa e a interrupção de rampas que possam ser usadas para a prática de skate indicam uma preocupação com a segurança dos cidadãos, com a livre circulação e o usufruto das áreas de convivência comuns, independentemente da renda.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.