UEA SIS 1ª Etapa 2013

Padre Antônio Vieira, escritor barroco famoso pelos sermões de caráter moralizante, também redigiu cartas que traçam um panorama de nossa terra, pois, como jesuíta, realizou trabalho missionário. Leia o trecho de uma dessas cartas.

 

Missão aos Nheengaíbas

 

  Demais destas missões, se fez outra à ilha dos Nheengaíbas, de menos tempo e aparato, mas de muito maior importância e felicidade. Na grande boca do rio Amazonas está atravessada uma ilha de maior comprimento e largueza que todo o reino de Portugal, e habitada de muitas nações de índios, que por serem de línguas diferentes e dificultosas são chamados geralmente Nheengaíbas. Ao princípio receberam estas nações aos nossos conquistadores em boa amizade; mas, depois que a larga experiência lhes foi mostrando que o nome de falsa paz, com que entravam, se convertia em declarado cativeiro, tomaram as armas em defesa da liberdade, e começaram a fazer guerra contra os portugueses em toda a parte.

  É a ilha toda composta de um confuso e intrincado labirinto de rios e bosques espessos, onde não é possível cercar, nem achar, nem seguir nem ainda ver o inimigo, estando ele ao mesmo tempo debaixo da trincheira das árvores, apontando e empregando as suas flechas. A primeira coisa que fizeram os Nheengaíbas, tanto que se resolveram à guerra com os portugueses, foi desfazer as povoações em que viviam, dividindo as casas pela terra dentro a grandes distâncias, para que em qualquer perigo pudesse uma avisar às outras, e nunca ser acometidos juntos.

(Apud João Mendes. Padre Antônio Vieira, 1972. Adaptado.)

 

Pela descrição feita por Padre Vieira, é correto afirmar que

a

a existência de uma língua única entre os índios que habitavam a região facilitou a comunicação entre nativos e portugueses. 

b

a viagem à ilha foi tumultuada e houve momentos de conflito entre o grupo de Vieira e o grupo dos Nheengaíbas. 

c

os portugueses, para vencer a guerra, abriram caminhos em meio à floresta e destruíram bosques para que os índios não pudessem fugir. 

d

o autor recrimina os indígenas por usarem armas e atacarem os portugueses que chegavam à ilha dos Nheengaíbas. 

e

o uso inteligente dos recursos da natureza e da região permitiu aos índios defenderem-se da ameaça dos portugueses.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar