UCS 2018

Pacientes com câncer de próstata em estágio avançado, com tumores que se espalharam para os ossos, têm poucas chances de sobreviver. Entretanto, uma nova terapia anunciada nos Estados Unidos pode ampliar a expectativa de vida nesses casos. O tratamento com uma nova linha de radioisótopos foi anunciado em junho deste ano, durante a reunião anual da Society of Nuclear Medicine, realizada em Miami.

O novo estudo, feito por um grupo internacional de pesquisadores, baseou-se no uso de terapia com cloreto de rádio-223, que atinge as metástases no sistema esquelético com partículas radioativas que são mortais para os tumores. Essas partículas poupam os tecidos adjacentes aos tumores e a medula óssea.

Atualmente, estão sendo realizados vários estudos internacionais em múltiplos centros e com diferentes populações de pacientes, com o objetivo de verificar a eficácia e a segurança desse novo tratamento.

Em 2011, a Bayer HealthCare apresentou os resultados de uma pesquisa no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, na Suécia, envolvendo um radiofármaco à base de rádio-223, o Alpharadin. O estudo, que contou com a participação de pesquisadores do Brasil, apontou que a sobrevida global mediana dos pacientes tratados com o radiofármaco foi 44% maior, chegando a 14 meses.

O rádio-223, por decaimento radioativo, origina uma série de espécies intermediárias com meias-vidas relativamente curtas, até converter-se em um isótopo estável de chumbo-207. Esse processo encontra-se descrito, de forma simplificada, no esquema ao lado.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/ciencia/tratamento-amplia-sobrevida-em-casos-de-cancer-de-prostata/>. Disponível em: <http://www.cancernetwork.com/bone-metastases/alpha-particles-radiopharmaceuticals-treatmentbone-metastases-mechanism-action-radium-223-chloride>. Acesso em: 29 ago. 17. (Parcial e adaptado.)

Com base nessas informações, pode-se concluir que o número de partículas alfa e beta emitidas, respectivamente, pelo rádio-223 até a formação do isótopo estável de chumbo-207, é igual a

a

3 e 3. 

b

4 e 2. 

c

2 e 4. 

d

5 e 1. 

e

1 e 5.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
2 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar